Links da Biblioteca
Pesquisas sobre o IFC Campus Concórdia
SOBRAL, Francisco José M. A formação do técnico em agropecuária no contexto da agricultura familiar no oeste catarinense. 2005. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, 2005. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253006/1/Sobral_FranciscoJoseMontorio_D.pdf
ESPIT, Antonio Carlos. O internato no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: pensionato ou educandário. 2014, 327 f.Tese (Doutorado em Educação nas Ciências). Departamento de Humanidade e Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2014.
Tese Antonio Carlos Espit.pdf
DISSERTAÇÕES:
VENDRUSCOLO, Luciane Baseggio; TREVISOL, Maria Teresa Ceron (Orient.). A dinâmica das relações na convivência em internato: concepção de alunos do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. Joaçaba, SC, 2013. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2013.
https://pergamum.unoesc.edu.br/pergamumweb/vinculos/000017/0000177d.pdf
ARTIGOS
BENKENDORF, S. K. J. .; PLÁCIDO, R. L. .; TODOROV, D. M. Tecendo a história do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia (1965-1975): histórias de (in)disciplina. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e7949109239, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.9239.
Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9239
ENSINO AGRÍCOLA
ARTIGO
SOBRAL, Francisco José M. Retrospectiva Histórica do ensino agrícola no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 78-95, jul. 2009. ISSN 2447-1801.
Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2953.
EDUCAÇÃO E REGIME MILITAR
ARTIGOS
CARLOS, N. L.; CAVALCANTE, I.; NETA, O. A Educação No Período Da Ditadura Militar: O Ensino Técnico Profissionalizante E Suas Contradições (1964-1985). Revista Trabalho Necessário, v. 16 n.30, p. 83-108, 2018. https://doi.org/10.22409/tn.16i30.p10088
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/10088
PITT, H. .; MONTEIRO, C.; PLÁCIDO, R. Militarismo 1964-1985, ficções e ideologias documentais na realidade brasileira: Revisionismo e EPT. Metodologias e Aprendizado, v. 1, 107 – 114, 2020. https://doi.org/10.21166/metapre.v1i0.1121
http://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1121
Giorgi, M. C., & Sampaio de Almeida, F. Ensino profissional no Brasil: diálogos com a Ditadura Militar DOI10.5216/o.v14i1.29000. OPSIS, v. 14, n. 1, p. 262-281, 2014. https://doi.org/10.5216/o.v14i1.29000
https://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/29000
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino profissional: o grande fracasso da ditadura. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 44, n. 154, p. 912-933, Dec. 2014
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000400912&lng=en&nrm=iso.
https://doi.org/10.1590/198053142913.
SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Cad. CEDES, Campinas , v. 28, n. 76, p. 291-312, Dec. 2008
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000300002&lng=en&nrm=iso.
https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002.
DISSERTAÇÃO
PITT, Henrique. A literatura marginal como chave hermenêutica no estudo da ditadura militar: uma sequência didática interdisciplinar como produto educacional na EPT. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal Catarinense : Blumenau, 2020.
https://profept.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/38/2020/10/LITERATURA-MARGINAL.pdf
E-BOOK – PRODUTO EDUCACIONAL
PITT, Henrique. Tempoemas – golpes poéticos na ditadura militar : a utilização da literatura marginal em geografia, história e língua portuguesa, para o estudo do período militar do Brasil (1964-1985. Orientação do Prof. Dr. Reginaldo Leandro Plácido. Blumenau, 2020
https://profept.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/38/2020/10/LITERATURA-MARGINAL.pdf
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
TESE
SCHENKEL, Cladecir Alberto. Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de tecnologia e de bacharelado. 2012. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13630/1/d.pdf.
ARTIGO
DE CASTRO, C. A.; PLÁCIDO, R. L.; SCHENKEL, C. A. História socioespacial do trabalho no Brasil, educação profissional tecnológica e a questão regional. Revista Labor, v. 1, n. 24, p. 331-355, 19 out. 2020.
IFC E INTERNATO
TESE
ESTIVALETE, Emerson Bianchini. Juventudes agricolinas: formação para além de uma profissão? 2019.Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS.
https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/15036
Link para download do livro: 50 anos do golpe Debates discentes
A obra reúne 17 artigos distribuídos por seis grupos temáticos: “Artes: literatura, cinema e música”, “Direitas”, “Estado, Militares e Judiciário”, “Intelectuais e Imprensa”, “Ditadura e cultura” e “Memórias das oposições”.
https://www.historia.uff.br/stricto/files/public_ppgh/cap_arquivo_0020.pdf
TROTE
TESE
SILVA, R. M. “Só Vencem os Fortes”: A Barbárie do Trote na Educação Agrícola. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7109/TeseRMS.pdf?sequence=1&isAllowed=y
LIVRO
MATTOSO, Glauco. O Calvário dos carecas: história do trote estudantil. São Paulo: EMW Editores, 1986.
LEGISLAÇÃO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO E AGRÍCOLA
BRASIL Decreto Nº 8.319, de 20 de outubro de 1910.Crêa o Ensino Agronomico e aprova o respectivo regulamento. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8319-20-outubro-1910-517122-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 11 jun. 2020.
BRASIL. Decreto-Lei Nº 9.613, de 20 de agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-9613-20-agosto-1946-453681-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 16 nov. 2019.
BRASIL. Lei Nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 05 jun. 2020.
BRASIL. Decreto Nº 60.731, de 19 de maio de 1967.Transfere para o Ministério da Educação e Cultura os órgãos de ensino do Ministério da Agricultura e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-60731-19-maio-1967-401466-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 09 out. 2019.
BRASIL. Lei Nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 05 jun. 2020.
BRASIL. Decreto-Lei Nº 4.244, de 9 de abril de 1972. Lei orgânica do ensino secundário. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 14 nov. 2019.
BRASIL. Decreto Nº 70.513, de 12 de maio de 1972. Eleva à categoria de Colégios os Ginásios Agrícolas que menciona. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-70513-12-maio-1972-418858-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 nov. 2019.
BRASIL. Decreto Nº 83.935, de 4 de setembro de 1979. Altera a denominação dos estabelecimentos de ensino que indica. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-83935-4-setembro-1979-433451-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 nov. 2019.
BRASIL. Lei Nº 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes à profissionalização do ensino de 2º grau. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7044.htm. Acesso em: 05 jun. 2020.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 out. 2019.
BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 27 set. 2019.