É uma unanimidade, entre os entrevistados, o sentimento de gratidão pela instituição. Apesar das dificuldades, da rigidez cotidiana, a escola proporcionou grandes lições e aprendizados, que de acordo com os entrevistados, influenciaram na constituição dos seres humanos que hoje são.

 

Orgulho por terem atuado na escola e ajudado a escrever essa história, pelas memórias resgatadas e, em parte, compartilhadas aqui.

Vídeos de Depoimentos

Depoimentos

ALMIRO DAHMER (ex-aluno), Lembrando das amizades e da importância da escola na sua vida:

 

A amizade entre os colegas era muito boa. Nós gostávamos de jogar muito futebol. Tinha uma folga, estavam lá jogando. Fazia cada grenal naquela época. A escola era muito boa na parte de atletismo. Tinha bons atletas lá. Sempre íamos disputar jogos intercolegiais aqui na cidade. Tanto em basquete, handebol, futebol de salão.

 

Bom, meus dois irmãos quando estavam no terceiro ano do ginásio desistiram de estudar lá no ginásio. E eu quase desisti também. Mas pensei bem, eles decepcionaram um pouco minha mãe desistindo. Eu pensei, vou continuar. E graças a Deus por eu ter continuado. Consegui um emprego melhor, trabalhando em locais manos cansativos e consegui me aposentar bem e dar uma vida melhor para a minha esposa e meus filhos.

 

Estudar no ginásio agrícola foi um grande aprendizado para mim. Aprendi muitas coisas boas e leveis esses conhecimentos para serem práticos no meu dia a dia no meu trabalho. E tive a sorte de trabalhar numa grande empresa que é a Embrapa Suínos e Aves.

 

JURACI SCHMIDT (ex-servidora), Exerceu várias funções e tinha muito contato com os alunos. Sobre as funções exercidas:

 

Eu também trabalhei na lavanderia, que uma senhora ficou doente fez cirurgia, de quebra galho digo, ajudava. E trabalhei também nos serviços gerais. Aonde precisava eu ia. (A Sra. Juraci também trabalhou na secretaria da escola, mas foi depois desse período do recorte da pesquisa).

 

Relacionamento com os alunos: Eu conversava com eles. Eu tinha bastante amizade com os alunos. Eles chamavam a gente de tia. Tia isso… porque eles… as vezes a gente voltava, as vezes vinham pedir água e eu conversava. Eles vinham muito aqui em Fragosos, naquela época. Brincar, jogar vôlei, que tinha campo de … tinha um campinho tipo um parque que a piazada jogava. E nos domingos sempre tavam ai jogando. (próximo da residência da Sra. Juraci, que é onde ela mora até os dias atuais).

 

Ali a gente… eu sempre digo, eu me dava com todo mundo. E eu acho que respeito né? Eu respeitava eles que eram mais novo e eu eles também respeitavam eu que era mais velha né?
Visão do diretor: Podia procurar todo dia ele. Ia lá e ele atendia a gente lá. Ele nunca deixou a gente assim, esperando.

 

NELSON ROMANI (ex-aluno), Lembra com orgulho das competições de atletismo defendendo a escola. E da posição que tinha na banda. Bande essa, que era muito elogiada e aguardada por todos no desfile de 7 de Setembro, além das apresentações fora do Estado de Santa Catarina. Tocava o bumbo. Era o primeiro da esquerda. Toda a banda era direcionada a mim.

 

Nós fomos até Porto Alegre, no aniversário de Porto Alegre nós fomos lá fazer uma apresentação. O diretor, o Armando era de lá. Aí fomos de ônibus pra lá. Fomos tocar em Porto Alegre. Era muito boa (a banda), daí ele pegava sempre dois pistoneiros aqui de conjunto né? E eles levavam nas costas os outros. Tinha gente boa que tocava bem na banda.”

 

Eu jogava futebol e participava de jogos abertos. Eu fazia salto em altura e 110 com barreira, velocista né? (…) Tinha um horário … que a prefeitura fez um acordo com o diretor, pra nós treinar, se preparar para representar o município. Então quando tinha os jogos abertos eles davam a lista e a gente ia(…) E quem tinha futebol saia todo ano o campeonato interiorano de futebol de campo, aqui na Ser Sadia..(…) Nós ficamos 2 ou 3 vezes campeões do município.

Podcasts

NOTA SOBRE AS ENTREVISTAS:

 

Os áudios utilizados nos podcasts foram gravados nas casas e no local de trabalho dos entrevistados, com interferências sonoras dos ambientes. Os mesmos foram mantidos no seu formato original, na tentativa de manter a fidedignidade histórica, contribuindo inclusive, para a análise de pesquisas futuras.

 

Nas transcrições das entrevistas foram mantidas as falas originais com o objetivo de preservar aspectos socioculturais dos entrevistados, além de manter a fidedignidade histórica para possíveis pesquisas futuras.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support